FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE

Acontece

Stablecoins: regulamentação pode trazer segurança
nov 04, 2021

Stablecoins: regulamentação pode trazer segurança

Cada vez mais comuns no mercado de criptomoeadas, as stabelcoins estão na mira do Securities and Exchange Comission (SEC), nos Estados Unidos, para serem regulamentadas. 

A medida, caso concretizada, vai trazer um ambiente mais seguro e pretende estabelecer o mercado cripto como uma nova classe de ativos, como analisa nosso advogado, Rodrigo Carvalho, que acompanha o assunto.

O advogado acredita que este movimento cria um ambiente mais propício ao envolvimento de grandes investidores, ainda que as operações com stablecoins sejam pouco transparentes. Veja mais detalhes a seguir.

Segurança e legitimidade das Stablecoins

Os riscos associados às stablecoins dizem respeito a segurança e legitimidade das operações, que ainda são erráticos e pouco transparentes.

Um exemplo recente envolvendo stablecoins foi a investigação do governo americano à Tether (principal stablecoin e terceira maior criptomoeda do mundo) devido a suspeitas quanto à robustez de seu lastro e se todas as emissões feitas possuem reserva na paridade adequada.

A regulamentação tende a prover um ambiente de maior segurança no que se refere às stablecoins, conferindo legitimidade às ações e às operações praticadas.

Este movimento cria um ambiente mais propício ao envolvimento de grandes investidores.

Como essa movimentação deve afetar o preço da moeda? 

Considerando que a regulamentação vai oferecer uma maior legitimidade e segurança às transações envolvendo stablecoins, isso provavelmente trará maior relevância a esse mercado e atrairá mais investidores.

As moedas menos afetadas pela regulamentação são aquelas que possuem maior volatilidade na variação de valores, como o bitcoin, mas oferecem um ambiente de alto risco.

Com a regulamentação, a stablecoin passará a ser um ambiente mais seguro e caminha na direção de estabelecer o mercado cripto como uma nova classe de ativos.

Para finalizar, vale trazer um breve conceito das stablecoins, uma classe diferenciada de moedas digitais. O objetivo primário dessa moeda é oferecer menor volatilidade de preços, uma vez que são atreladas a um ou mais ativos de reserva.

Leia também: Open banking: ameaça ou aliado à proteção de dados pessoais?

Compartilhe
Cadastre-se em nossa newsletter
e fique por dentro das novidades